Semana do Professor

semana do professor

Essa foi uma semana muito especial, pois comemoramos no Brasil o Dia do Professor. Aqui no Sítio do Mato, ficamos muito felizes com a data já que admiramos muito todos os profissionais da educação. É sempre muito bom compartilhar momentos e vivências com professoras e professores que trazem seus alunos para aprenderem um pouco mais sobre a natureza aqui no Sítio.

A profissão começou a ser celebrada nessa data porque, em 15 de outubro de 1827, o Imperador do Brasil, Pedro I, decretou a criação do Ensino Elementar no Brasil. De acordo com o Decreto, todas as cidades e vilas deveriam ter suas escolas de primeiras letras. No entanto, foi em 1947, em São Paulo, que a data começou a ser comemorada: alguns professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada, para descansar e também prospectar o restante do ano. O professor Salomão Becker sugeriu a data de 15 de outubro já que, em sua cidade natal, Piracicaba, em função do decreto do século XIX, era o dia em que alunos e professores traziam doces de casa para confraternizar.

A confraternização de 1947 foi um sucesso e ficou marcada pelo discurso de Becker: “Professor é profissão. Educador é missão”. No ano seguinte, a celebração se repetiu e se espalhou por outras cidades do país. Em 14 de outubro de 1963, por meio do Decreto Federal 52.682, o Dia do Professor tornou-se nacionalmente feriado escolar.

O que você quer saber sobre o Sítio do Mato? Deixe um comentário com a sua sugestão!

por Inverno Studio

Deixe uma resposta