Semana da Árvore

Timbaúva

Foi comemorado nessa semana o Dia Nacional da Árvore. Aqui no Sítio do Mato, foi um dia muito especial já que temos muitas árvores importantes, entre elas a Timbaúva.

A Timbaúva é uma árvore que cresce rápido. Ela perde suas folhas durante o inverno e renasce durante a primavera e o verão. Por esse motivo, é uma árvore característica de regiões com estações bem definidas.  O nome científico é Enterolobium contorstisiliquum e pertence à famíliaLeguminosae-Mimosoideae. Os frutos da Timbaúva são vagens recurvadas com formato semelhante ao de uma orelha, o que deu à espécie alguns apelidos como orelha-de-macaco. Elas surgem verdes e ficam pretas e secas durante os meses de junho e julho.

A nossa Timbaúva fica bem no meio do Sítio e deixa a paisagem muito mais bonita. Ela nasceu há mais de 20 anos atrás, logo que chegamos por aqui. Era uma muda muito pequena de árvore e, durante o aterramento de um açude, tivemos todo o cuidado para que ela não fosse removida. Agora, a Timbaúva está enorme e enche os olhos dos nossos visitantes.

Ficamos muito felizes em comemorar do Dia da Árvore essa semana. Vem conhecer essa e outras espécies de árvores aqui do Sítio do Mato!

O que você quer saber sobre o Sítio do Mato? Deixe um comentário com a sua sugestão!

por Inverno Studio

Deixe uma resposta