Resgatando brincadeiras e diversão

sítio_5marias

O inverno é muito bom para tomar chocolate quente, ficar embaixo das cobertas e assistir um bom filme. O lado ruim é que alguns dias são tão frios e chuvosos que não é possível brincar no pátio da escola ou de casa. Mas podemos aproveitar essa oportunidade para resgatar algumas brincadeiras muito divertidas que nem lembramos mais.

As Cinco Marias são muito antigas; com origem na Grécia, a brincadeira era um clássico na infância dos nossos avós. A diversão começa já na confecção: você pode procurar cinco pedrinhas de tamanho e peso aproximado ou fazer saquinhos de tecido, com medida de 4cm por 3cm aproximadamente, e recheá-los com arroz, ou feijão, ou farinha, ou areia. Depois de prontos os saquinhos, começa a brincadeira!

  • Jogue todos os saquinhos no chão e escolha um deles para pegar sem tocar nas outras marias.
  • Jogue para cima o saquinho escolhido e, enquanto ele está no ar, pegue outro sem encostar nos demais. Segure o saquinho na volta com a mesma mão sem que ele caia chão.
  • Na próxima rodada, jogue os dois saquinhos para cima e pegue mais um. Siga esta mesma lógica até pegar todas as cinco marias.
  • Na última etapa, jogue os cinco saquinhos no chão e pegue um sem tocar nos demais; com a outra mão, forme um túnel. Você deve passar os quatro saquinhos restantes através dele – um por vez – enquanto o saquinho escolhido estiver lançado ao ar.
  • Se, em algum momento, o jogador encostar em um saquinho indesejado ou deixar cair a maria no chão, passa a vez para o próximo participante. A brincadeira pode ser um desafio entre inúmeros amigos.

Outra brincadeira simples e divertida é o Pé de Lata. Para confeccionar, basta escolher duas latas bem resistentes de um mesmo produto e prendê-las com cordas ou barbantes, formando alças. Depois de pronto, suba nas latas e segure as alças com as mãos. Você pode passear pela casa, apostar corridas com seus amigos e deixar a imaginação fluir. A Caça ao Tesouro também pode ser uma opção muito legal para dias chuvosos. Basta esconder um objeto em algum lugar da casa e desafiar seus amigos a encontrar. Você pode dar pistas como está quente ou está frio. Vence quem encontrar o objeto primeiro.

A mímica é uma brincadeira clássica e que não precisa de nada além da imaginação para provocar boas risadas. As mímicas podem ser feitas sobre animais, cidades, comida e até nomes de filmes e de músicas. Divida seus amigos em dois grupos e inicie a diversão. O grupo que adivinhar mais mímicas é o vencedor. O Passa Anel também é uma brincadeira que precisa de poucos recursos: basta ter um anel e vários amigos. Uma pessoa irá colocar o anel entre as palmas das mãos e fechá-las. As outras pessoas da roda mantêm as mãos na mesma posição, e abrem somente quando quem está passando o anel chegar a sua frente. Quando o passador do anel mostrar as mãos vazias, deve escolher um participante para adivinhar com quem está o anel. Se ele acertar, torna-se o novo passador de anel e segue a brincadeira!

Existem várias brincadeiras superdivertidas que ficaram um pouco esquecidas. Então que tal aproveitar o friozinho para deixar a criatividade fluir?

O que você quer saber sobre o Sítio do Mato? Deixe um comentário com a sua sugestão!

por Inverno Studio

Deixe uma resposta