Qual a diferença entre ovelha, carneiro, cordeiro?

ovelha

Normalmente, nos referimos à ovelha quando falamos de todos os bichinhos da espécie. No entanto, as ovelhas são somente as fêmeas. Os machos são denominados carneiros e os filhotes da espécie são chamados de cordeiros. As ovelhas são animais mamíferos, quadrúpedes e herbívoros. Elas pertencem à família Bovidae e à ordem Artiodactyla, são ruminantes da subfamília Caprinae.

Ao redor do mundo, há, pelo menos, 1400 raças diferentes de ovelhas. Cada uma adapta-se muito bem às peculiaridades do lugar onde vive. Elas são vivíparas, ou seja, sua reprodução é sexuada e o embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe em uma placenta. A gestação dura cerca de cinco meses. Normalmente, as ovelhas têm um filhote por vez, mas podem ter até três em uma mesma gestação.

A ovelha foi um dos primeiros animais a ser domesticado, cerca de 11 mil anos atrás, na região da Turquia e do Iraque. Elas têm uma função comercial muito importante pois o seu pelo é utilizado na fabricação de lãs. A tosquia, como é chamado o processo, ocorre principalmente no verão para que ela não passe frio no inverno.

Aqui no Sítio do Mato temos uma ovelha: a Bolinha. Ela é muito querida, mas é um pouco tímida e não gosta muito de posar para as fotos. Quer conhecê-la? Vem nos visitar!

O que você quer saber sobre o Sítio do Mato? Deixe um comentário com a sua sugestão!

por Inverno Studio

Deixe uma resposta