Galinha de Peruca

paduana

A galinha é um dos animais mais domesticados em todo o mundo. Acredita-se que a criação tenha iniciado na Ásia, mais precisamente na Índia, há 4mil anos atrás. Existem, no mundo todo, mais de 300 diferentes espécies de galinhas. O nome científico delas é Gallus gallus domesticus. São chamadas de galinhas as fêmeas adultas; o macho adulto é chamado de galo e o macho jovem de frango. Os filhotes da espécie são chamados de pintinhos.

Uma das características que mais chama a atenção nas galinhas é o fato de não voarem, apesar de possuírem asas. Existem algumas explicações, uma delas é o processo de evolução. Em virtude da domesticação e da facilidade em encontrar alimentos no chão, as galinhas foram perdendo a capacidade de voar. No entanto, elas ainda conseguem voar distâncias de poucos metros em alturas baixas.

Aqui no Sítio do Mato temos algumas espécies de galinhas. A que mais desperta curiosidade dos visitantes é a Paduana. Ela se destaca por ter  penas bem engraçadas na cabeça, parecendo uma peruca. Nos galos, a peruca é mais descabelada; nas galinhas, aproxima-se mais do formato de uma bola. De origem holandesa, a galinha paduana é conhecida pelos nomes de peruca ou chapeuzinho e é encontrada nas cores brancas, pretas, preta com topete branco e dourada.

O que você quer saber sobre o Sítio do Mato? Deixe um comentário com a sua sugestão!

por Inverno Studio

 

Deixe uma resposta