Dia das Mães

dia_das_maes

É Dia das Mães! Tempo de dar um abraço bem apertado naquelas que nos dedicam tanto amor ao longo da vida.

Todas as mães são especiais, até as do mundo animal. Elas protegem seus filhotes com muito zelo para que eles cresçam fortes e possam viver sozinhos na natureza. Essa é a maior semelhança entre todas as mães do mundo: o instinto de proteção e o amor. Mas você sabia que a gestação tem tempo de duração distinto em cada espécie animal e que nem todos os filhotes vêm da barriga da mãe?

Nós, humanos, precisamos de nove meses para nos desenvolvermos dentro da barriga das nossas mães. Alguns bichinhos aqui do Sítio do Mato, no entanto, nascem em aproximadamente um mês. É o caso dos coelhos, que demoram de 30 a 40 dias para nascer. Em cada ninhada, podem nascer de quatro a doze filhotes. Já as cabras e as ovelhas passam cinco meses na barriga de suas mães. Outro mamífero, o cavalo, tem um tempo de gestação mais próximo ao dos seres humanos: são 11 meses. O potrinho, como é chamado o filhote, também precisa do leite materno para ficar forte e com saúde. Porém, ao contrário de nós, que precisamos de muita atenção quando somos bebês, eles já saem caminhando e explorando a natureza em seus primeiros instantes de vida.

As aves têm um sistema de reprodução diferente do dos mamíferos. Elas são ovíparas, ou seja, os filhotes nascem de ovos. Nas galinhas, o ovo fica no útero por, mais ou menos, um dia. Depois disso, elas colocam o ovo e este é chocado. Elas o aquecem com seus corpos para que os embriões se desenvolvam. Esse processo dura em torno de 20 dias até que o pintinho esteja pronto para quebrar a casca e ganhar o mundo.

A maternidade é muito especial em qualquer espécie. Por isso, o Sítio do Mato deseja um Feliz Dia das Mães para todas as mamães!

O que você quer saber sobre o Sítio do Mato? Deixe um comentário com a sua sugestão!

por Inverno Studio

Deixe uma resposta