Cinco chás para aquecer o inverno

sítio_chá

Aquecedor, roupas quentinhas, luvas e toucas: quando chega o inverno, logo pensamos em como nos aquecermos. Para espantar o frio, os chás são ótimos aliados. Mas, além de aquecer, os chás ainda trazem muitos benefícios para a saúde. Aqui no Sítio do Mato adoramos um bom chá, principalmente quando feito com ervas colhidas na nossa hortinha.

Os chás podem ser feitos com flores e frutas através da infusão. Basta colocar uma a duas colheres de chá da erva ou fruta escolhida – de acordo com a intensidade do sabor – para cada xícara de água. Deixe por 10 minutos, coe e sirva.

A hortelã é uma das ervas mais lembradas por aqui para fazer chá; ela nasce com facilidade, precisando de sol e solo fértil e podendo ser cultivada em vasos. O chá tem ação vermífuga e auxilia na redução de dores e cólicas. Com propriedades calmantes, o chá de camomila também é uma ótima opção para quem quer se manter aquecido. A camomila ainda alivia cólicas e náuseas e atua como descongestionante. Outra opção é o chá de erva-cidreira, também cultivada muito facilmente. A erva-cidreira melhora a qualidade de sono, alivia dores de cabeça e cólicas menstruais e abdominais.

O chá de gengibre é ótimo para o inverno. Além das propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ele possui um elevado teor de vitamina C, o que auxilia a fortalecer o sistema imunológico e combater a temida gripe de inverno. Para fazer o chá de gengibre, basta adicionar a uma xícara de água, quatro rodelas da raiz. O gengibre também pode ser mesclado com outros ingredientes; uma ótima opção é o chá de limão com gengibre, que, além dos benefícios do gengibre, traz o poder energético e as propriedades desintoxicantes do limão. Em um litro e meio de água, adicione duas colheres de sopa de gengibre ralado e meio limão com casca.

Já escolheu o seu chá preferido para aquecer o inverno?

O que você quer saber sobre o Sítio do Mato? Deixe um comentário com a sua sugestão!

por Inverno Studio

 

Deixe uma resposta