Sitio_postagens_2018_pascoa_Artboard 5 copy 10

Projeto de Páscoa 2018

O Projeto de Páscoa, que acontece nas semanas em torno do feriado, é um dos projetos mais tradicionais do Sítio do Mato. Durante a visita, as crianças fazem uma busca pelo Coelhinho, que foi visto no Sítio e seguiu deixando rastros e ovinhos de chocolate pelo caminho.

Seguindo tais pistas, os pequenos mergulham na própria imaginação ao mesmo tempo em que descobrem quais animais põe ovos de verdade e quais as suas características; qual o sabor da cenoura tão adorada pelo Coelhinho; de quais outros alimentos da horta ele gosta, entre outros temas que vão sendo naturalmente relacionados. É um momento em que trabalhamos com ludicidade das alunas e dos alunos, trazendo experiências e informações de maneira leve e orgânica.

O projeto é voltado para escolas, sendo necessário agendamento da visita. Porém, neste ano, o Sítio estará aberto no domingo de Páscoa, assim, as famílias também podem preparar suas buscas junto com os pequenos.

Saiba mais sobre o Sítio Aberto.
Para agendamentos e valores para o Projeto de Páscoa, entre em contato por sitio@sitiodomato.com ou por 33194133.

fim-de-ano-foto

Os detalhes sempre nos marcam

Cada ano vem com novas aprendizagens. Estamos aqui por isso e para isso: aprender. Todos que passam por nós – seja pelo sítio, seja pelas viagens de estudos -, que trabalham conosco, que são nossos parceiros são imprescindíveis para que o Sítio do Mato exista assim como é, mudando um pouquinho a cada nova interação, crescendo.

Tudo acontece ligeiro, mas os detalhes sempre nos marcam. Queremos agradecer os “que bolo gostoso, tia”, os “que árvore é aquela?”, os “é sério que hortelã tem esse cheirinho mesmo?” que fazem do Sítio um espaço tão feliz.

Queremos agradecer os “para onde vamos este ano?”, os “passava um arroio mesmo aqui?”, os “estamos ansiosos para viajar” que nos motivam tanto a buscar roteiros diferentes e especiais. Somos gratos a todas as conversas com cada pessoa que esteve e está conosco.

Muito obrigado! Desejamos que o próximo ano venha com ainda mais trocas, mais diversão, mais aprendizado dentro e fora da sala de aula; afinal, tudo isso acontece ao mesmo tempo.

Feliz finalzinho de 2017 e um ótimo 2018!
Sítio do Mato

WhatsApp Image 2017-06-05 at 16.43.22

Dia Mundial do Meio Ambiente

Sabe aquelas coisinhas que fazemos todos os dias, várias vezes? Essas atitudes são nossos hábitos e, muito mais do que uma ação isolada, eles influenciam as pessoas e o espaço à nossa volta. Hoje é o dia em que nossa consciência diz: “Ei, o que você está fazendo com o mundo? Vamos prestar atenção? ”. Comece a reparar em tudo o que faz e pense qual o impacto que está causando; em seguida, pense se há uma alternativa, pense em outra forma de fazer a mesma coisa causando menos impacto negativo ou – por que não? – causando impacto positivo.

O dia 5 de junho foi escolhido Dia Mundial do Meio Ambiente por recomendação da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. A ONU pretende que, nesse dia, prestemos atenção à preservação ambiental, buscando hábitos conscientes. Desenvolver consciência ambiental é algo que se faz todos os dias, percebendo atitudes equivocadas e colocando em prática cada mudança.

coelho

Projeto de Páscoa

O Projeto de Páscoa é um dos momentos mais especiais para nós. Realizado há anos e se modificando um pouquinho a cada nova visita e a cada novo aprendizado, ele se dedica a explorar a imaginação, a abrir espaço para o lúdico, tanto na mente das crianças, quanto nas nossas.

Com o passar do tempo, fomos descobrindo como a fantasia é uma forte aliada na aprendizagem; aprimorando a forma de conduzi-la, percebemos que a descoberta torna o aprendizado gostoso e a interação com os animais, com as plantas, com as temáticas e com os colegas algo rico e simples ao mesmo tempo.

– O Coelhinho passou pelo Sítio e deixou rastros, vamos procurá-lo? – assim tudo começa e ovinhos, cenouras, outros animais são encontrados pelo caminho; precisamos aprender sobre eles para descobrir como seguir, ficamos todos curiosos com a diferença entre os ovos, com a diferença entre as galinhas e os coelhos, com as semelhanças possíveis entre a cenoura e o chocolate. O Projeto já começou e segue até a Páscoa.

por Inverno Studio

fim-de-ano

Mais que um espaço

Em 2016, completamos 20 anos de Sítio do Mato. Foi lá em 1996 que nos mudamos para esse lugar tão especial, mudamos a forma de olhar para ele e para a natureza e percebemos que era necessário abrir o Sítio para que outras pessoas também pudessem viver um pouquinho disso tudo, especialmente as crianças. Anos depois, surgiu a agência, Sítio do Mato Turismo, carregando, para além desse espaço, todo nosso aprendizado e nossos ideais sobre troca. Aprendemos muito e seguimos abertos para isso, aproveitando essa data de 20 anos para pensar sobre a trajetória e sobre o que ainda vem pela frente.

O Sítio do Mato é muito mais que um espaço ou que um sítio para visitação escolar. O Sítio do Mato é o lugar em que vivemos, em que nossa família se desenvolveu; é o lugar para o qual nos dedicamos e onde recebemos pessoas queridas, onde vivem todos os animais que amamos. Todos os dias pela manhã, a Rosangela visita bichinho por bichinho e sabemos que não é somente para colocar rações em potes; é para conversar um pouco com cada um deles, saber que está tudo bem, dar e receber carinho.

Estamos muito felizes por encerrar esse ano contando com vocês. Agradecemos a cada pessoa que participou ou participa da trajetória do Sítio do Mato: à família, aos amigos, às professoras, aos grandes parceiros, aos monitores, aos guias, aos motoristas, a todo mundo que faz parte disso e, especialmente, às crianças. Ontem, em uma conversa qualquer, o Mauri disse: “o que nos faz continuar é o olhar de encantamento e o sorriso de cada criança”. Pode até parecer clichê, mas são muitos sorrisos, cada um de um jeito e todos especiais.

Muito obrigada a todos. Desejamos um ótimo final de ano e que 2017 seja especial.

Sítio do Mato

crianca-e-natureza2

Qual a relação das crianças com a natureza?

O vídeo Criança e Natureza, desenvolvido pelo projeto de mesmo nome, trás informações e reflexões importantes sobre a relação das crianças com o ambiente e sobre diferentes formas de aprendizado. “40% das crianças brasileiras passa uma hora ou menos brincando ao ar livre”, “Nos centros urbanos, as crianças passam 90% do tempo em lugares fechados” são alguns dos dados trazidos no vídeo e que nos possibilitam pensar sobre que experiências e vivências estamos permitindo às crianças e à forma como isso influencia seu aprendizado. Além dos dados, Criança e Natureza traz relatos de mães e de educadoras sobre tal relação.

Criança e Natureza (Português) from Maria Farinha Filmes on Vimeo.

theo1

Sítio do Mato no Mistura com Rodaika!

Sábado, dia 27, o Sítio foi tema do programa Mistura. A Rodaika e seu filho, Théo, passaram o dia conhecendo e cada uma das atividades e dos animais que vivem no sítio. Théo alimentou o batatinha e a Tieta, provou mel das abelhas, pegou ovos no galinheiro e até plantou uma árvore!

Confere aqui o vídeo completo desse dia!

 

por Inverno Studio

 

_MG_0505 (Medium)

A Páscoa está chegando!

Coelho coloca ovo? Quem mais coloca ovos? Mas de chocolate?

As curiosidades que surgem em torno da Páscoa e do coelho são muitas e criam oportunidades de aprender sobre diversos animais e assuntos de maneira natural e lúdica. O Projeto de Páscoa é um dos mais antigos realizados pelo Sítio e um dos que mais nos enche de orgulho e de carinho.

O trabalho é desenvolvido com as crianças pequeninhas, dos anos iniciais. A partir da busca pelo coelho de páscoa – que foi visto no Sítio pelos monitores – circulamos por todo o espaço aprendendo sobre o próprio coelho e sobre os animais e plantas que encontramos pelo caminho. Todos os conhecimentos que surgem vão, assim, sendo relacionados ao tema que costura a visita.

O Projeto de Páscoa já começou, agende sua visita!

O que você quer saber sobre o Sítio do Mato? Deixe um comentário com a sua sugestão!

por Inverno Studio
formacao

Formação no Sítio!

O verão não foi só de descanso, teve também formação de monitores e de guias no Sítio do Mato. A atividade começou pelo relato sobre a história da família e da empresa pela manhã e seguiu pela tarde com troca de conhecimentos e de formas de passar as informações para os alunos, tanto no sítio, quanto nos roteiros.

A formação buscou refletir sobre a prática dos monitores e dos guias nas atividades realizadas com as crianças, assim como discutir novas possibilidades de abordagens partindo dos fundamentos de ecologia e de sustentabilidade dentro de uma propriedade rural familiar.

Andamos por todo o Sítio explorando diferentes formas de passar as informações, assim como diversos conteúdos que podem ser abordados em um mesmo espaço. Cada monitor trouxe seu conhecimento e suas práticas para o grupo, assim, aprendemos uns com os outros. Foram abordadas ainda maneiras de conversar com as crianças, tanto guias, quanto monitores, com o objetivo tornar o aprendizado, para nós e para elas, algo natural e efetivo.

por Inverno Studio

20151216_090633

O Sítio do Mato é feito para vocês

Só existimos porque acreditamos que toda a criança deve ter contato com a natureza, deve encostar nas patas da galinha para descobrir que textura têm, deve correr na grama ou na areia, deve olhar para uma vaca e entender de onde vem o leite, deve ver o peixe sob a água e fazer infinitas perguntas: sobre como ele respira, sobre como ele se alimenta, se não sente frio ou medo de escuro. Toda a criança deve descobrir que a hortelã do chiclete é uma planta bem gostosa e que a cenoura fica mesmo embaixo da terra. Se ela não encostar na minhoca, nunca saberá que o bichinho não tem nada de nojento.

Se a criança já é adulta e ainda tem essas dúvidas, acreditamos que ela também pode perguntar, observar, encostar e vir descobrir se tudo aquilo que aparece nas buscas do Google é verdade. Para nós, a conscientização vem com a experiência e com o contato. No Sítio e nos roteiros.

A zona rural só é valorizada, quando a conhecemos; quando descobrimos de onde vem a alface da feira. A imigração italiana pode ser compreendida com uma peça de teatro, por que não? Podemos aprender caminhando na cidade, pegando o Trensurb, observando um arroio.

Que em 2016 venham novos aprendizados, novas experiências, porque nós aprendemos com vocês a cada visita, a cada passeio.

por Inverno Studio